Existem mais de 35 mil tipos de orquídeas na natureza para você colecionar e admirar, mas com tantas espécies diferentes é quase impossível catalogá-las. Muitos aficionados, inclusive, realizam o “cruzamento” entre espécies de orquídeas, criando novas plantas com diferentes características.
As plantas que compõem a família Orchidaceae são chamadas de orquídeas e pertencem a uma das maiores famílias de plantas existentes. Logo, se você deseja trazer um toque especial na decoração da sua casa, mas ainda em dúvidas sobre qual dos tipos de orquídeas escolher, esse post foi feito especialmente para você. Confira!
Orquídea Vanillla
Uma das únicas orquídeas que não possuem somente o uso ornamental é a espécie do gênero Vanilla que produz a baunilha. As Vanillas são tipos de orquídeas terrestres muito famosas pelo aroma de seus frutos e das flores que vão do amarelo ao esverdeado.
Orquídeas do Mato
A mata atlântica é um dos maiores celeiros das espécies das orquídeas do mato.
Quando esses tipos de orquídeas do mato são retiradas do seu ambiente natural para fins comerciais, na maioria das vezes a planta pode não resistir e acabar contaminando outros tipos de orquídeas que estejam sendo cultivadas no mesmo local.
Orquídeas Terrestres
Durante muito tempo, os tipos de orquídeas terrestres não eram muitos utilizados nos projetos de jardinagem, porém com a escassez da água tornaram-se uma ótima alternativa para jardins.
Os tipos de orquídeas terrestres são comuns no Brasil e tem uma grande variedade de formas e cores, pois se adaptam facilmente a qualquer clima.
Orquídea Ludisia discolor
Os tipos de orquídeas terrestres Ludisia “discolor” possuem folhas de cores diferentes de um lado para outro e são aveludadas. Costumam chamar atenção pelo tom acobreado.
Esses tipos de orquídeas enfeitam espaços fechados mesmo quando estão sem flor. Para cultivar esse tipo de orquídea, o ideal é manter a terra adubada e não expor a planta por muito tempo ao sol.
Tipos de Orquídeas Híbridas
Os tipos de orquídeas híbridas são resultado da combinação das características de duas orquídeas diferentes e podem apresentar cores, listras ou manchas herdadas dos seus genitores.
Tipos de Orquídeas epífitas
Muitas pessoas acreditam que esses tipos de orquídeas são plantas parasitas e prejudicam os seus hospedeiros. As orquídeas são epífitas (Plantas que vivem sobre outras plantas como suportes) sem retirar seus nutrientes.
Orquídeas Negras
As orquídeas negras são consideradas uma das plantas mais bonitas do mundo por apresentar cores incomuns nas suas flores. Um detalhe interessante é que ao contrário do nome, suas cores não são negras, mas vermelhas bem escuras.
Esses tipos de orquídeas negras costumam se desenvolver em locais sombreados e não toleram umidade excessiva nas raízes. A planta também é conhecida como Brasiliorchis schunkeana, uma das espécies menores deste gênero.
Tipos de orquídeas Brasileiras
Orquídea Cattleya walkeriana ou ‘Feiticeira’
A orquídea feiticeira também conhecida como Cattleya Walkeriana tem origem brasileira e foi encontrada na natureza na década de 1960. Depois disso, esses tipos de orquídeas com cores e formas excepcionais nunca mais foram vistos.
Orquídea Cattleya Labiata Intermédia
A orquídea brasileira Cattleya Labiata intermédia apresenta uma enorme variedade de cores e feitos e possui flores médias perfumadas.
Você pode encontrá-las em tons lilás, rosa, roxo, albas, semialbas ou azuladas.
Orquídea Catlleya Mossiae
A orquídea Catlleya Mossiae aprecia climas amenos e apresenta flores em diversas cores. Esse tipo de orquídea floresce na primavera e no inicio do verão.
Curiosidade dos tipos de orquídeas
As orquídeas contam com características próprias que agradam aos mais exigentes olhares, por isso se tornaram um dos presentes mais desejados.
Uma das curiosidades é que as orquídeas só não existem na Antártida devido ao seu clima aproximado de -40°C. Esses tipos de orquídeas podem ser encontradas nos cinco continentes (América, Ásia, Europa, África e Oceania) nas mais variadas formas e cores.
A varanda é um lugar perfeito para vários tipos de orquídeas, pois ficam protegidas do sol, da chuva e dos ventos. Podem ser utilizadas como painéis verdes nas varandas e não necessitam de muita manutenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário