PLANILHA DE REGISTROS DE ATIVIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR II
NOME:- Claudinei Pereira Da Silva Rodrigues
LOCAL DO ESTÁGIO: Colégio Coração Imaculado de Maria - ( SIM ) / Anglo
MUNÍCIPIO: Jardinópolis - UF: SP
TURMA: Educação Infantil II - FAIXA ETÁRIA - 3 a 4 anos
RELATO DAS ATIVIDADES SEMANAIS.
Atividades realizadas na semana de 02 a 06 de Março de 2009
O início do Estágio deu-se com o início efetivo das aulas, pois as semanas anteriores foram de contatos com os pais e professores, comemoração do Carnaval, agora esses primeiros dias já em sala de aula, geram expectativas.
As professoras desenvolveram um trabalho que facilita a transição do ambiente familiar ao escolar com atividades que garantam uma inserção gradativa , envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor, onde as crianças podem manifestar suas emoções e necessidades.
Achei muito interessante, as sugestões , dicas oferecidas aos pais para facilitar este momento de separação e conquista, tais como , não fazer da escola castigo, mas algo agradável.
No decorrer da semana foram feitas atividade na maioria lúdica.
Língua Portuguesa – conversas, relatos de vivência e história, nomear o professora funcionários e escola.
Matemática - orientação espacial, percurso de trajetos e localização dentro do ambiente escolar contagem oral , jogos diversos.
Natureza e sociedade - professores ( apresentação dos diversos funcionários e suas funções), observação dos diferentes ambientes do espaço escolar.
Visual – pintura livre, modelagem, recorte e colagem, fantoches, vídeos, etc.
Movimento – roda cantada, ginástica, dança, jogos simbólicos, esquema corporal, músicas diversas, etc.
Atividades realizadas na semana de 09 a 13 de Março de 2009
Nessa semana , as crianças já se sentem bem a vontade umas com as outras, e com os ambiente.
Já iniciaram as atividades com o professor de informática, que apresentou o computador, a maioria já tinha contato com o aparelho, mas não sabiam manusear sozinho principalmente o mouse, o que chamou muito a atenção.
Também tiveram aula de educação física , a professora é muito bem preparada e desenvolve um ótimo trabalho sempre assessorada pelas duas professoras. Depois do relaxamento as crianças, fazem a higiene e voltam para a sala.
Durante a semana a atividade será a rotina , onde foi montado um cartaz com o título ROTINA, todas as atividades feitas no cartaz, também foram feitas no caderno de atividades.
ROTINA
Chegada – mochila – chegada sala de aula
Hora da rodinha- atividades realizadas em círculo
Hora do trabalhinho- tarefas em sala de aula
Hora de historinha- histórias , contos filmes
Hora de higiene –
Lanche
Parquinho
Hora da higiene
Hora de arte , tinta , lápis giz, cola , etc
Saída
Esse cartaz é feito com colagem , desenho, pintura, e a rotina é flexível
Atividades realizadas na semana de 16 a 21 de Março de 2009
Nessa semana , acompanhando o planejamento, após as observações necessárias e respeitando a rotina da classe , iniciei a aplicação da docência do meu projeto Nome, sabendo da importância do nome próprio, pois tem uma carga afetiva para a criança , pois marca sua identidade.
Foram realizadas atividades espontânea, e atividades dirigidas de acordo com o projeto proposto , de forma contextualizada que englobam todas as possibilidades lúdicas , educativas e cognitivas.
PLANILHA DE REGISTROS DE ATIVIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR II
NOME:- Claudinei Pereira Da Silva Rodrigues
LOCAL DO ESTÁGIO: Colégio Coração Imaculado de Maria - ( SIM ) / Anglo
MUNÍCIPIO: Jardinópolis - UF: SP
TURMA: Educação Infantil II - FAIXA ETÁRIA - 3 a 4 anos
PROJETO DE DOCÊNCIA – Apresentação do Planejamento.
Título do Projeto :- Nome
Justificativa :- A formação da Identidade está relacionada intimamente ao conhecimento do nome , por isto faz-se necessário a elaboração desde projeto , pois o nome próprio tem uma carga afetiva para a criança , pois marca a identidade.
Público alvo :- crianças de 3 e 4 anos
Objetivo Compartilhado :- Elaboração de um álbum coletivo que traga informações sobre as crianças.
Objetivo específico :- Espera-se que as crianças aprendam :
- identificar e reconhecer o próprio nome;
- reconheça o próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo , nas situações em que isto se fizer necessário;
- ter contatos com as letras, com a formação do nome .
Conteúdo :-
- Identificação do nome ;
- Representação escrita do nome ;
- Regra de convívio social ;
- Socialização.
O que o professor deve garantir no decorrer do projeto:
- Construção da rotina ;
- Elaboração do contrato didático;
- Organização do material utilizado;
- confecções dos crachás,
- Registro das atividades para avaliação.
Recursos Matérias :-
- Papel cartão , sulfite , caneta hidrocolor, lápis colorido , giz-de-cera, alfabeto móvel, revistas , música , etc.
- material que o professor deverá fazer :- cartão de cartolina com o nome do aluno, lista com o nome de todos os alunos, que será afixado na parede , identificar objetos e pertences da crianças.
- Folha dividida em retângulos onde serão escritos os nomes de todos ( inclusive o da professora ).
Sugestões de atividades :-
- Atividades com cartão de nomes :- Como as crianças,não sabem ler ainda aqui elas terão os primeiros contatos com as letras;
- chamar o aluno entregando seu cartão;
-chamar o aluno pelo nome e mostrar o cartão para a classe.
-mostrar o cartão sem falar o nome esperando que o dono ou algum colega o reconheça :-brincar de nome oculto, esconder nome pela sala para as crianças procurarem.
-mostrar o cartão sem ler, mas dando uma característica do dono os alunos devem identificar quem é.
-Embaralhar e pedir que cada aluno procure o seu
-Separar os cartões por fileiras. Colocar o monte de cartões referentes a cada fila na primeira carteira. O aluno devera pegar o seu cartão passando os demais para trás até que todos peguem o seu,
-Entregar os cartões e disponibilizar letras recortadas pedindo que descubram as letras de seu cartão.
-passar os dedos sobre as letras;
-contar as letras do nome;
-circular em jornais e revistas as letras do seu nome .
-atividades em folha.
Avaliação:
- Avaliação será continua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento de sua atenção, interesse , assimilação e aprendizagem.
PLANILHA DE REGISTROS DE ATIVIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR II
NOME :- Claudinei Pereira Da Silva Rodrigues
LOCAL DO ESTÁGIO : Colégio Coração Imaculado de Maria - ( SIM ) / Anglo
MUNÍCIPIO:Jardinópolis - UF: SP
TURMA : Educação Infantil II - FAIXA ETÁRIA - 3 a 4 anos
RELATO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE ENTREVISTAS E OBSERVAÇÕES .
O Estágio Curricular II, foi realizado no Colégio Acima citado, escola criada em 1977, sendo a primeira escola de educação particular da cidade de Jardinópolis , localizada a rua Campos Salles, 330, atendendo desde a Educação Infantil , iniciando no berçario , até o Ensino Médio, com enfase na preparação para vestibulares.
Através da entrevista e observações da escola, dos alunos e das docentes, nota-se que a Educação Infantil, se baseia num trabalho , onde o principal objetivo é o desenvolvimento das capacidades de cada criança, estimulando a inteligência e criatividade e autoconfiança. Voltado para a formação completa do aluno , estimulando o questionamento , o raciocínio critíco e cidadânia.
Além de variados recursos diáticos e motivacionais, possui salas grandes bem arejadas, com materias próprios a cada faixa etária, ecom as demais dependências com fácil acesso por parte de todos os alunos,como banheiro , cantina, refeitório, bebedouros. conta também com biblioteca, sala de arte e cultura, enfermaria, locais adequados para prática de esporte, laboratório de informártica.
Os professores e coordenadores , tem constante treinamento e aprefeiçoamento pelo sistema Anglo, além de possuirem curso superior em pedagogia e demais graduações necessárias, formando uma equipe coesa.
Os educadores estabelecem relações de respeito , solidariedade, entre eles e os educandos, proporcionando , assim um trabalho cotidiano muito amistoso.
Na sala de aula do Infantil II com 15 crianças de 3e4anos, trabalham a professora titular Natália e 01 professora auxiliar Graziela, o que achei muito providencial, pois elas trabalham nua pereita sincronia, dando atenção igual á todas as crianças . Muito organizadas, trabalham com material diversificado e disposto de tal maneira a chamar a atenção das crianças , que sentam em carteirinhas individuais , porém se necessário é de fácil manuseio para montar equipes de trabalhos.
Nessa faixa etária , as crianças não param quietes, por isso há uma diversidade de atividades, onde tudo é novidade , ficam felizes quando algo lhe agrada, brinca com outras crianças em grupo de 3 ou 4 , mas é egocêntrica , pois todos tem os mesmos interesses, fazem bastantes perguntas, e é fundamental a preparação dos professores.
Todas as atividades são apostiladas, porém as professoras tem liberdade de incluir modificar , as aulas conforme a necessidade da turma. Seguem um planejmneto anual elaborado com a participação de todos.
Juntamente com as aulas normais as crianças tem aulas de educação física , informtática , ingles e artes , sempre com as atividades relacionadas ao que estão estudando em sala de aula, o que complementa a atividade.
O que pude notar : foi um ótimo ambiente , relacionamento adequado entre todos os funcinários , alunos e a participação dos pais. E tudo isso , contribui para que o aluno tenha muito interesse em estudar , e assim se desenvolver plenamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário