1)
Mesmo sendo consideradas fontes "limpas" e renováveis de energia, as hidrelétricas ocasionam impactos ao meio ambiente. De acordo com a realidade brasileira, a energia hidráulica é uma ótima alternativa técnica e econômica, quando comparada com a energia nuclear e termelétrica, pois tem a vantagem de ser renovável e possui baixo custo. As hidrelétricas são sistemas que se adaptam aos conceitos de desenvolvimento sustentável, entretanto, os impactos e consequências devem ser sustentáveis. Mas algumas regiões que tiveram este sistema implantado sofreram um retrocesso insustentável. (Fonte: SOUSA, Wanderley Lemgruber de. Impacto Ambiental de Hidrelétricas: uma análise comparativa de duas abordagens. 2000. Tese de Doutorado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO).
Sobre a energia hidrelétrica, analise as afirmativas a seguir:
I- Alguns impactos físicos envolvem a alteração do ambiente aquático, devido à alteração da correnteza do rio, modificando o fluxo de sedimentos acabam por favorecer a deposição destes em ambiente lótico.
II- Ocorre também a alteração da temperatura do rio, podendo dividir o lago em dois ambientes: o fundo do lago, onde a temperatura é mais baixa e na superfície, local com temperaturas mais altas.
III- A barragem representa uma barreira física, dificultando a sobrevivência e desenvolvimento das espécies aquáticas, constituindo um fator de isolamento de populações, o que também prejudica a piracema espécies de peixes.
IV- Outros impactos ocasionados estão relacionados com a interferência em ondas eletromagnéticas, podendo interferir em sistemas de comunicação, como por exemplo, transmissões televisivas. A criação de microclimas devido à modificação da circulação padrão do ar pode atingir o clima local.
É correto o que se afirma apenas em:
Alternativas:
- a)I e III.
- b)II e IV.
- c)I; II e III.
- d)I; III e IV.
- e)I e IV.
2)
O relatório publicado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC AR4) revelou que a partir da década de 1860 a temperatura média da superfície se elevou de 0,4 a 0,8ºC, também que o nível dos oceanos subiu de 10 a 20 cm no século XX, que os níveis de precipitação estão cada vez maiores em algumas regiões, que a cobertura de neve e gelo nos continentes está cada vez menor e que eventos climáticos extremos são cada vez mais comuns (INATOMI & UDAETA, 2007). (Fonte: INATOMI, Thais Aya Hassan; UDAETA, Miguel Edgar Morales. Análise dos impactos ambientais na produção de energia dentro do planejamento integrado de recursos. São Paulo: 2007).
Neste contexto analise o parágrafo a seguir:
O ________________ é o principal gás que contribui para a intensificação _______________, suas emissões se intensificaram nos anos 1800, quando florestas foram substituídas por áreas de _____________. Mas em 1950 ocorreu uma aceleração devido à queima de _________________.
Preenche corretamente as lacunas no texto acima a alternativa:
Alternativas:
- a)Metano; do buraco na camada de ozônio; agricultura; biomassa.
- b)Dióxido de carbono; do aquecimento global; mineração; florestas tropicais.
- c)Metano; do efeito estufa; agricultura; petróleo.
- d)Dióxido de carbono; do aquecimento global; mineração; biomassa.
- e)Dióxido de carbono; do efeito estufa; agricultura; combustíveis fósseis.
3)
O crescimento populacional ocorre de maneira acelerada, nosso planeta teve o acréscimo de mais de 1,45 bilhões de pessoas desde o ano de 1992. Outro fator interessante é que as pessoas estão migrando cada vez mais para as áreas urbanas, em 2011, cerca de 3,5 bilhões de pessoas estavam vivendo nestas regiões. Isto contribui para o aumento do número de megacidades em todo o mundo, que passou de 10 no ano de 1992 para 21 megacidades em 2012. Com o número de pessoas cada vez maior nas cidades, cresce também a demanda por matérias-primas, contribuindo para uma maior exploração dos recursos naturais.
Neste contexto analise as afirmativas a seguir e julgue se são verdadeiras (V) ou falsas (F):
I- Atualmente, a produção e o consumo de energia se baseiam nos combustíveis fósseis, gerando a emissão de gases de efeito estufa, colocando o planeta em risco a longo prazo.
II- Os impactos gerados ao meio ambiente através da implantação do sistema fotovoltaico envolvem a emissão de elementos tóxicos durante o processo de modificação da matéria-prima para a produção da estrutura e componentes do sistema; em todas as fases deste tipo de sistema, como o transporte, a implantação, o funcionamento e depois o descarte também são responsáveis pelas emissões de poluentes.
III- O Brasil produz grande parte de sua energia através da utilização de fontes renováveis. As hidrelétricas, as usinas eólicas e a produção de biocombustíveis são exemplos de formas limpas de energia produzida em nosso país.
IV- O Brasil investe principalmente em energia hidrelétrica, tendo em vista que as usinas hidrelétricas são sistemas que se adaptam aos conceitos de desenvolvimento sustentável, pois não causam impactos sociais, econômicos e ambientais.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
- a)V, F, F, V.
- b)V, F, V, F.
- c)F, F, V, V.
- d)V, F, V, V.
- e)F, V, F, V.
4)
Diferentemente do contexto mundial, o Brasil, entre os anos de 1980 e 2008, apresentou maior presença e diversidade de matrizes energéticas renováveis, como a agroenergia e a hidroeletricidade. Neste período, a participação das fontes "limpas" de energia ficou em 45%, devido a algumas políticas energéticas implantadas. De 114,8 milhões em 1980 para 251,5 milhões de tep em 2008, foi a evolução da oferta de energia, com taxa anual média em 2,8%, significativamente superior a taxa mundial, de 1,9% (VENTURA FILHO, 2009). (Fonte: VENTURA FILHO, Altino. O Brasil no contexto energético mundial. Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético. Núcleo de Análise Interdisciplinar de Políticas Públicas e Estratégia da Universidade de São Paulo - NAIPPE, Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, 2009).
Sobre a matriz energética brasileira é correto afirmar:
Alternativas:
- a)O setor agrícola é o líder em crescimento de demanda energética no país.
- b)As fontes não renováveis de energia ainda são maioria, apresentando taxas significativas de crescimento.
- c)O petróleo apresenta baixa demanda em relação às fontes renováveis de energia.
- d)A energia geotérmica apresenta participação crescente na matriz energética brasileira.
- e)Por utilizar principalmente biocombustíveis, o setor de transportes não tem influenciado significativamente na matriz energética brasileira.
5)
O compromisso apresentado pelo governo brasileiro na Conferência Mundial sobre o Clima - COP21, em dezembro passado, foi considerado ousado ao propor a redução de 43% de emissões dos Gases Geradores de Efeito estufa (GEE) até 2030 (comparação às emissões de 2005), além do alcance da utilização de 45% de energias renováveis. Para atingir estas metas, será fundamental para o país investir na produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis. Neste contexto, o uso de biomassa moderna para geração de energia elétrica surge como uma alternativa importante. Existem muitas tecnologias de conversão energética da biomassa, adequadas para aplicações em pequena e grande escalas. O uso eficaz de matérias-primas de biomassa para a coprodução local de aquecimento, eletricidade e combustível de transporte também teria um impacto profundo na capacidade das populações rurais de acessar formas de energia modernas e mais limpas. (Fonte: GOLDEMBERG, J. BIOMASSA E ENERGIA. 2009. Química Nova, v. 32, No. 3, 582-587, p. 582. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/qn/v32n3/a04v32n3.pdf Acesso em: 14 de abril de 2017).
Assinale a alternativa que apresente apenas produtos derivados da biomassa:
Alternativas:
- a)Etanol; gás natural; biodiesel.
- b)Biodiesel; biogás; etanol.
- c)Etanol; carvão vegetal; querosene.
- d)Biodiesel; gasolina; etanol.
- e)Gás natural; etanol; gás liquefeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário