1)
Um SIG, é um banco de dados digital no qual um sistema de coordenadas espaciais comuns é o principal meio de referência. No SIG existem várias estruturas com algumas características próprias, que são necessários para que o sistema funcione corretamente conseguindo assim responder a perguntas complexas e a realizar as análises de dados.
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O SIG surge como um elemento de apoio à tomada de decisão para o sucesso dos estudos e trabalhos realizados. Várias empresas que utilizam o SIG tende a aperfeiçoar todas as variáveis, estando presente no planejamento das atividades e no gerenciamento de dados, tornando-se necessário no processo de tomada de decisões de todos os níveis da organização ou dos estudos que estão sendo realizados.
PORQUE
II. Em vários campos do conhecimento, há necessidade de ênfase na coleta, integração e análise de dados espaciais que permite combinar dados de uma variedade de diferentes fontes e tipos, provenientes de muitos bancos de dados diferentes. Por essa razão, os Sistemas de Informações Geográficas têm aplicações numa enorme variedade de campos, como: preservação de recursos naturais, agricultura, geologia, planejamento urbano e muitos outros.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
- a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.Alternativa assinalada
- b)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
- c)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
- d)A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
- e)As asserções I e II são proposições falsas.
2)
Os métodos de análise de dados geográficos consistem em vários procedimentos que podem ser aplicados a um ou mais planos de dados como objetivo de criar novos planos de informações e com isso gerar novas análises. Atualmente existe uma enorme variedade de funções de manipulações e análises de dados disponíveis nos sistemas. Analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeira e F para falsa.
( ) Análise de padrões de pontos: o objetivo é localizar a distribuição espacial de pontos levantados, utilizando hipóteses matemáticas, verificando sua aleatoriedade, se é regularmente distribuído.
( ) Análise de superfícies: o objetivo é avaliar distâncias e deslocamentos por meio de uma malha interconectada como, por exemplo, uma malha viária, elétrica ou de dutos.
( ) Análise de áreas: o propósito é verificar mudanças ou diferenças que ocorrem dentro de polígonos fechados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas:
- a)V – V – V.
- b)F – F – V.
- c)F – V – V.
- d)V – F – V.Alternativa assinalada
- e)V – F – F.
3)
Os pontos de controle são utilizados para se criar a relação entre o sistema de coordenadas, com o sistema de coordenadas do terreno. Basicamente são pontos de referência no solo que são utilizados no pós-processamento das imagens aumentando assim a acurácia dos produtos finais gerados. Para a realização do georrefereciamento de um produto cartográficos são necessárias algumas etapas, apresentadas a seguir:
1. Pós-processamento desses dados coletados , que será feito em um SIG.
2. Aquisição das coordenadas dos pontos de controle por: levantamentos topográficos, dados coletados com GPS durante amostragens de campo, por imagens escaneadas ou mapas georreferenciados
3. Realização de uma geodecisão, que consiste no uso de uma informação geográfica para a tomada de decisão.
4. Amarração entre a imagem e as coordenadas geográficas existentes nos pontos de controle. Com essas duas informações (imagem e coordenada), o SIG é capaz de georreferenciar as imagens em relação ao terreno.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta das etapas apresentadas.
Alternativas:
- a)2 - 1 - 4 - 3.Alternativa assinalada
- b)2 - 3 - 1 - 4.
- c)3 - 2 - 1 - 4.
- d)3 - 2 - 4 - 1.
- e)1 - 2 - 4 - 3.
4)
Os dados espaciais oriundos de sistemas orbitais nos permitem utilizando o SIG acessar, armazenar, manipular, recuperar e visualizar dados de ambas as estruturas – raster (ou matricial) e vetorial, assim como a possibilidade de transformar dados de uma estrutura para outra. Observe a figura abaixo e analise as afirmativas a seguir, a seguir assinale V para as Verdadeiras e F para as Falsas.
Figura: Estrutura de dados vetoriais e matriciais. Fonte: Adaptado (http://197.249.65.74:8080/biblioteca/bitstream/123456789/570/1/publicacao.pdf).
( ) A representação matricial é mais indicada para fenômenos e grandezas que variam continuamente no espaço.
( ) Nos dados raster (matriciais) o espaço é representado por uma matriz de X colunas e Y linhas, onde se cada célula (pixel) possui um número de linha, um número de coluna e um valor correspondente ao atributo estudado, sendo cada célula individualmente acessada pelas suas coordenadas.
( ) Nos dados vetoriais os mapas são abstrações gráficas nas quais pontos, linhas e polígonos são utilizados para representar de forma simplificada objetos do mundo real.
( ) A representação matricial é a mais adequada para identificar objetos, individualizáveis no terreno, onde se requer precisão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas:
- a)F - V - F - V.
- b)F - F - V - V.
- c)F - V - V - V.
- d)F - V - V - F
- e)V - V - V - F.Alternativa assinalada
5)
Os dados espaciais, em SIG, têm dois formatos primários (arranjo de dados para armazenamento ou apresentação): raster/matricial e vector/vetorial. O formato matricial é baseado numa estrutura de grade de células, enquanto o formato vetorial é mais parecido com um mapa de linhas. Até poucos anos atrás, os SIG eram dedicados a uma ou outra estrutura de dados, mas os sistemas atuais integram ambas. Cada formato de dado tem suas vantagens e desvantagens, e os profissionais de SIG reconhecem que em muitos projetos há a necessidade de ambas. Analise as seguintes sentenças.
I. Em mapas digitais, os relacionamentos espaciais entre os dados vetoriais são descritos usando-se a topologia.
II. Atributos são as qualidades pertinentes aos componentes do meio físico e que são utilizados para caracterizá-los.
III. Modelo de dados é definido como uma abstração do mundo real, incorporando somente aquelas propriedades relevantes para aplicações predefinidas.
I. Em mapas digitais, os relacionamentos espaciais entre os dados vetoriais são descritos usando-se a topologia.
II. Atributos são as qualidades pertinentes aos componentes do meio físico e que são utilizados para caracterizá-los.
III. Modelo de dados é definido como uma abstração do mundo real, incorporando somente aquelas propriedades relevantes para aplicações predefinidas.
IV. Os dados vetoriais normalmente são armazenados como longas listas de coordenadas de nós e de vértices – de fácil representação computacional, mas de difícil edição por parte do usuário.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a correta.
Alternativas:
- a)Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
- b)Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
- c)Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
- d)Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
- e)Todas as afirmativas estão corretas.Alternativa assinalada
Nenhum comentário:
Postar um comentário