1)
A imensidão do tempo geológico é, muitas vezes, abordada de maneira simplificada, para que nós consigamos entender sua vastidão com uma amplitude mais cotidiana. Para isso, utilizamos diversas analogias, como compactar todo o tempo geológico em uma volta do relógio ou até mesmo transformá-lo em distâncias, modificando sua unidade de medida para facilitar a compreensão.
Sobre o tempo geológico, sua divisão e características básicas, é correto:
Alternativas:
- a)A tabela do tempo geológico é dividida, conforme a ordem, em Eras, Éons, Épocas e Períodos.
- b)A construção da tabela do tempo geológico se baseia em dados de diversas fontes, em especial a paleontologia, estratigrafia e geocronologia isotópica.Alternativa assinalada
- c)O Éon Fanerozoico é a unidade de tempo geológica mais ampla.
- d)Os Éons Hadeano, Arqueano e Proterozoico são os mais curtos em termos de amplitude temporal.
- e)O Éon Hadeano é o que registra a maior quantidade de eventos geológicos e, portanto, é o Éon mais importante.
2)
Os historiadores costumam relatar fatos para ilustrar como a vida em sociedade se desenvolveu ao longo dos anos. Por isso, o tempo pretérito é cheio de eventos e situações que marcaram um determinado período. No caso do tempo geológico, a metodologia é bastante similar, a única diferença é que os eventos geológicos são mais lentos e ilustram intervalos de tempo mais amplos.
Com relação aos registros de eventos geológico e paleontológicos da história da Terra, assinale a alternativa verdadeira:
Alternativas:
- a)O Éon Proterozoico (3,6 Ga) registra a formação da primeira crosta continental.
- b)O Éon Hadeano marca o aparecimento dos primeiros registros de vida.
- c)O Éon Fanerozoico, que começa em 542 Ma atrás, marca o início aparecimento mais diversificado da vida terrestre.Alternativa assinalada
- d)No Fanerozoico a superfície terrestre assemelhava-se à um oceano de magma, pois as rochas ainda não haviam se consolidado.
- e)Rodínia, Panótia e Laurentia são nomes de supercontinentes que se formaram ao longo da história da Terra.
3)
A datação de eventos geológicos é feita, basicamente, de duas formas distintas. A primeira maneira é estabelecer um contexto comparativo utilizando a relação existente entre as camadas geológicas e seu conteúdo fóssil, de forma que possamos estabelecer uma data relativa de determinado acontecimento. Outra forma é extrair amostras de rochas e minerais, e através de métodos geocronológicos estimar sua idade exata (absoluta) por meio da taxa de decaimento dos isótopos radioativos de elementos químicos específicos.
Considerando os métodos de datação relativa e absoluta, é correto afirmar:
Alternativas:
- a)O princípio da relação de corte (ou interseção) estabelece que uma determinada rocha que corta outra camada de rocha é mais antiga que a camada cortada.
- b)O princípio da superposição das camadas estabelece que em qualquer sucessão de estratos (rochas) sedimentares, a rocha mais antiga está localizada acima das rochas sucessivamente mais novas.
- c)Os elementos químicos U (urânio), Pb (chumbo) e Ca (cálcio) são os principais utilizados para a datação absoluta.
- d)O princípio físico no qual se baseia a datação absoluta é o decaimento radioativo, que define que o elemento com núcleo atômico estável (elemento-filho) decai para um elemento de núcleo atômico instável (elemento-pai), após determinado período.
- e)O princípio das inclusões define que uma rocha que contenha fragmentos de outra rocha é mais jovem que a rocha que deu origem a esses fragmentos.Alternativa assinalada
4)
A Paleontologia se tornou uma ciência importantíssima, pois boa parte da teoria evolutiva de Darwin é baseada no estudo dos fósseis. Além disso, a definição de intervalos interessantes para a prospecção de petróleo e gás natural é feita a partir da análise dos fósseis e sua correlação espaço-temporal dentro da bacia sedimentar.
Sobre os fósseis, conceitos e termos relacionados à paleontologia, é corretor afirmar:
Alternativas:
- a)Somente os restos de animais e vegetais que existiram no passado são considerados fósseis.
- b)Normalmente não é definido um limite temporal para que algum resto ou vestígio seja considerado fóssil.
- c)Evidências fossilíferas com menos de 11 mil anos são consideradas fósseis-guia.
- d)Subfósseis são exemplos fósseis que aparecem no registro geológico e que ainda são viventes.
- e)Os icnofósseis correspondem ao registro das atividades que os organismos desenvolveram enquanto vivos.Alternativa assinalada
Nenhum comentário:
Postar um comentário