Significado da pedra ametista: entenda melhor!
A pedra Ametista está fortemente ligada a uma energia protetora; saiba mais sobre o seu significado
Pertencente à família das pedras de Quartzo, a Ametista é uma pedra preciosa de cor violeta intenso, com variação para o lilás suave, que chama a atenção pela beleza e por apresentar propriedades benéficas ao nosso corpo e espírito.
A pedra Ametista
Com nome de origem grega, amethustos, que significa “não intoxicar”, a Ametista é considerada um dos melhores cristais para a libertação de vícios.
Encontrada na Bolívia, Índia, Madagascar, México, Rússia, Sri Lanka, Uruguai e, principalmente aqui no Brasil, onde não são raros geodos com até dois metros de altura, esta pedra carrega consigo uma história que data desde o período Neolítico até seu uso como símbolo de celibato pelos membros da Igreja Católica.
Durante a Idade Média, a Ametista foi muito utilizada na fabricação de talismãs e amuletos mágicos para a preservação da castidade e sobriedade. Havia a crença que o cristal era sinônimo de riqueza, até que foi amplamente empregada em anéis, coroas e cetros. Bispos cristãos utilizavam a Ametista em anéis, pois sua cor simbolizava realeza e fidelidade perante Jesus Cristo.
Para a mitologia grega, a Ametista era uma ninfa que se tornou alvo de fúria do deus Dionísio, após ele ficar embriagado. Quando a ninfa clamou por ajuda para a deusa Ártemis, ela imediatamente a transformou em um cristal transparente (quartzo) para se proteger dos tigres lançados pelo deus do vinho. Não podendo fazer mais nada, Dionísio, então arrependido, derramou um cálice de vinho sobre o cristal, tornando-a violeta.
No campo da astrologia, a Ametista é associada ao mês de fevereiro e é a pedra de nascimento para o signo de Peixes. É considerada a pedra preciosa que simboliza o sexto aniversário de casamento, além de ser ligada ao Dia dos Namorados (acredita-se que São Valentim usava um anel de ametista esculpido com um desenho de anjo).
De acordo com a mitologia grega, Ametista é o nome que refere-se a uma ninfa que foi transformada em um cristal transparente pela deusa da castidade para ser protegida do assédio de Dionísio, deus do vinho. Este, no entanto, não tendo o que fazer, mergulhou o cristal no vinho, o que lhe conferiu tal coloração violeta.
Na Idade Média, a pedra era utilizada na fabricação de talismãs e amuletos mágicos para a proteção da castidade e sobriedade. Também era sinônimo de riqueza, sendo utilizada para fabricar anéis, coroas e cetros.
Segundo a astrologia, o cristal está associado aos signos de Aquário, Áries, Sagitário e Capricórnio.
O significado da pedra Ametista
A Ametista é um cristal totalmente ligado à sabedoria, equilíbrio, proteção e vitalidade.
Sua cor promove a purificação do corpo físico e a eliminação de qualquer malefício, além de garantir uma energia protetora e mudança de estado da nossa consciência normal para o meditativo.
A pedra ainda fortalece os chakras superiores e a intuição.
Dentre as suas propriedades podemos destacar:
- Purificação do ambiente;
- Canalização das energias negativas;
- Proteção contra embriaguez;
- Estímulo da memória;
- Motivação;
- Aceleração do metabolismo;
- Fortalecimento das amizades;
- Alívio das tensões mentais;
- Estabilização do pensamento;
- Melhora dos problemas com insônia e ansiedade;
- Auxílio na meditação;
- Equilíbrio emocional e mental.
Dicas de como usar
Durante a meditação, coloque a sua pedra Ametista sobre o chakra frontal, sua testa, se deitando, na sequência, em uma posição confortável.
Para se livrar de tensões, segure o seu cristal na mão esquerda, que é próxima ao coração, deixando que as energias tranquilizantes te envolvam.
Como amuleto, você pode usar a Ametista em acessórios para deixá-la perto do corpo, permitindo que atraia todos os seus benefícios.
Acessórios
Anel Ametista / Pulseira de Pérola e Pedras Ametista / Pulseira Infantil de Ametista com Pérola
Atenção aos cuidados com o seu cristal!
Por mais que seja uma pedra resistente, com nível de dureza 7 na escala Mohs , é preciso ter muito cuidado no manuseio. Evite o contato com produtos químicos, como artigos de limpeza doméstica.
Para a sua higienização, o ideal é utilizar apenas água corrente e sal grosso, o que permite energização.
Por ser muito sensível às temperaturas altas, o cristal deve ser carregado com o sol da manhã, pelo tempo máximo de cinco minutos, certo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário