"A Intuição é o GPS da alma. A intuição é a nossa capacidade de compreender sem a necessidade de um conhecimento empírico, sem auxílio do raciocínio. A intuição são instruções em formas de avisos, sinais, uma palavra de quem menos se espera vindas do Universo infinito, de Deus. Muitas vezes são revelações da nossa alma, do nosso incosciente, de nossa consciência profunda para a nossa consciência normal.Como León Denis nos transmitiu com sabedoria, é um fenômeno anímico, inconsciente, em que a intuição transmitida, é extraída da própria alma. A intuição é também um conjunto rico de ensinamentos adquiridos em todas as nossas jornadas e que vem aflorar a nossa mente espoentaneamente, de repente, sem aviso e sem auxílio de que alguém possa nos transmitir algo. 'Não se pode ensinar nada a um homem; só é possivel ajudá-lo a encontrar a coisa dentro de si (Galileu Galilei)'.Etimologicamente, Intuição vem do latim 'INTUITIONE', formado a partir da união de 'IN-'' (direção ao interior, em, dentro) e 'TUERE' (olhar para, guardar), pode se inferir como 'Olhar para dentro - alma -em busca de um ensinamento, uma resposta'. Vigiar e orar, saber receber e absorver os bons pensamentos que nos chegam através da inspiração e intuição e agir com fé, amor e determinação. O caminho do verdadeiro conhecimento é a intuição e se esta em sua etimologia nos explana que devemos olhar para dentro, para a nossa alma em busca de conhecimento e respostas, a chave da nossa felicidade e evolução é o autoconhecimento. Sabendo o que realmente sentimos e queremos, saberemos guiar a nossa vida. Que Deus te abençoe! Lembre-se, Qualquer Coisa, Ora Que Melhora!!
Intuição: discernimento da alma
Trechos dos escritos de Paramahansa Yogananda
A intuição é a orientação da alma, que surge naturalmente no homem naqueles instantes em que sua mente está tranquila. (…) O objetivo da ciência da yoga é acalmar a mente para que, sem distorções, ela possa ouvir o infalível conselho da Voz Interna.“Resolva todos os seus problemas por meio da meditação” [dizia Lahiri Mahasaya]. “Sintonize-se com a ativa Orientação interior. A Voz Divina tem resposta para todos os dilemas da vida. Embora a engenhosidade do homem para se meter em dificuldades pareça não ter fim, o Infinito Socorro não é menos inexaurível "
Ao querer que dependamos exclusivamente Dele, Deus não quer dizer que você não deve pensar por si próprio. Ele quer que você use sua iniciativa. A ideia é a seguinte: se não for capaz de buscar uma sintonia consciente com Deus antes de tudo, você cortará o contato com a Fonte e desse modo não poderá receber Sua ajuda. Quando você se voltar primeiro para Ele para qualquer coisa, Ele o guiará. Ele lhe revelará seus erros para que você possa mudar a si próprio e ao curso de sua vida.
Lembre-se: melhor do que um milhão de raciocínios é sentar-se e meditar em Deus até sentir tranquilidade interior. Então diga ao Senhor: “Eu não posso resolver meu problema sozinho, mesmo que tenha um número incalculável de pensamentos diferentes, mas posso resolvê-lo colocando-o em Tuas mãos, pedindo primeiro Tua orientação e em seguida analisando-a sob vários ângulos, buscando uma possível solução.” Deus ajuda aqueles que se ajudam. Quando sua mente estiver tranquila e cheia de fé após orar a Deus em meditação, você será capaz de ver várias respostas para seus problemas. E porque sua mente se acalmou, também é capaz de escolher a melhor solução. Siga essa orientação e terá êxito. Isso é aplicar a ciência da religião na sua vida diária.
Cultivar a tranquilidade intuitiva exige o desenvolvimento da vida interior. Quando suficientemente desenvolvida, a intuição traz a compreensão imediata da verdade. Você pode ter esta percepção maravilhosa. Meditar é o caminho.
“A vida humana é assediada por tristezas até que saibamos entrar em sintonia com a Vontade Divina, cujo ‘procedimento correto’ frequentemente surpreende a inteligência egoísta” [dizia Sri Yukteswar]. “Só Deus dá conselho infalível. Quem senão Ele sustenta o peso do cosmos?"
Todas as manhãs e todas as noites mergulhe no silêncio, ou seja, na meditação profunda, pois a meditação é o único caminho para se distinguir a verdade do erro.
Aprenda a ser guiado por sua consciência, o divino poder do discernimento dentro de você.
Deus é o sussurro no templo da sua consciência e a luz da intuição. Você sabe quando está agindo errado. Todo o seu ser lhe diz, e essa sensação é a voz de Deus. Se você não O escuta, Ele fica calado. Mas quando você despertar da ilusão e quiser agir corretamente, Ele o guiará.
Seguindo todo o tempo a voz interna da consciência, que é a voz de Deus, você se tornará uma pessoa verdadeiramente moral, um ser altamente espiritualizado, um homem de paz.
Quando conhecermos o Pai Celestial, teremos as respostas não apenas para os nossos próprios problemas, mas também para os que afligem o mundo. Por que vivemos e por que morremos? Por que razão sucedem os acontecimentos atuais e por que os do passado? Duvido que um dia venha à Terra um santo que responda a todas as perguntas de todos os seres humanos. No templo da meditação, porém, todos os enigmas da vida que inquietam o coração serão resolvidos. Tomaremos conhecimento das respotas aos quebra-cabeças da vida e encontraremos solução para todas as nossas dificuldades quando entrarmos em contato com Deus.
Orações e afirmações
Pai Celestial, Tua vida cósmica e eu somos um. Tu és o oceano e eu sou a onda: somos um.
Exijo minha divina herança, sabendo intuitivamente que todo o poder e toda a sabedoria são inatos à minha alma.
Deus vive no mais recôndito de meu coração e todos os dias me guia à meta certa.
Para Albert Einstein, a única percepção verdadeiramente importante era a intuição. Não é magia nem sedução, só essa sutil capacidade que nos faz inclinar a balança um pouco mais para um lado, ela que em pouco mais de dois segundos nos permite julgar se uma pessoa é confiável ou não. A intuição é a linguagem da alma guiada pelo caminho da experiência inconsciente escondida em nosso cérebro.Howard Gardner, notável especialista nas teorias da mente, nos fala da necessidade de desenvolver um tipo de inteligência intuitiva, pelo meio da qual podemos ser mais receptivos ao nosso mundo interior.Nenhum marinheiro consulta um livro para saber enfrentar um oceano revolto, deixa-se levar por sua intuição, por essa voz interior que sabe ler os perigos e prever a melhor rota, a melhor estratégia. Essa que toma em pouquíssimos segundos…
Se o estudo da intuição se interessou por algo desde sempre é por ser esta uma estratégia que guia grande parte de nossas decisões cotidianas. Tomar um caminho e não outro, desconfiar de alguém, rejeitar uma oferta de trabalho, aceitar um projeto… Há quem medite muito sobre as coisas, outros, ao contrário, deixam-se levar por ela, pela intuição.
Convidamos você a saber mais coisas sobre essa interessante dimensão psicológica.
A intuição: o caminho do inconsciente para o mundo consciente
Ninguém pode nos garantir que por seguir nossa intuição vamos tomar as decisões mais acertadas. Não obstante, o que conseguiremos é um aspecto de igual importância: atuar de acordo com nossas essências, valores, emoções e julgamentos feitos de acordo com nossas experiências anteriores. Daremos um passo rumo ao adequado equilíbrio interior.
“Duvido que algum dia um computador ou um robô tenha uma intuição igual a do intelecto humano.”
-Isaac Asimov-
Um dos mais entendidos nesta matéria é o sociológico e ensaísta Malcolm Galdwell. Através de seus muitos estudos ele nos demonstra como agentes de bolsa, médicos, psicólogos, publicitários, mecânicos ou donas de casa são capazes de tomar decisões certas em poucos segundos. Estamos então diante de um tipo de poder que vai mais além das capacidades psíquicas ordinárias? De jeito nenhum, vamos explicar a seguir o que se passa.
Características essenciais da intuição
A intuição faz parte do que é conhecido como inconsciente adaptativo. Cada coisa aprendida, sentida, interiorizada, pensada e experimentada cria um poço de sabedoria única e particular que nos define. É nossa essência, é um capital mental que usamos quase sem nos darmos conta dele a cada dia.
- O poder da pessoa intuitiva reside em saber usar esse capital como canalizador. O bom intuitivo saberá separar todos os galhos do bosque para encontrar o caminho diante da encruzilhada. Porque decidir, no final, é a arte de descartar, e acreditemos ou não, a intuição é uma ferramenta formidável para isso.
Como desenvolver nossa inteligência intuitiva
Antes de saber como podemos potencializar nossa inteligência intuitiva, é possível que você se pergunte por que deveríamos fazê-lo e qual a utilidade que essa inteligência tem. Bem, para isso temos que lembrar como funciona a inteligência tradicional, que faz uso da reflexão e do processamento mais lógico.
Graças a Howard Gardner sabemos que existem muitos tipos de inteligência e que todas são igualmente úteis. A inteligência intuitiva, por sua vez, vai nos permitir aflorar nossa consciência e nossas emoções para podermos tomar decisões mais rápidas, ou nos permitir dispor desse outro tipo de informação mais íntima nossa, para poder contrastá-la com um ponto de vista mais racional e convergente.
Dicas para desenvolver a inteligência intuitiva
A intuição é mais sentida do que pensada. Por isso, é preciso saber escutar nossas emoções, entender o que acontece em nosso mundo interior para encontrar a calma e o equilíbrio.
- Daniel Goleman, por exemplo, diz que uma vez que consigamos controlar e entender nossas emoções, nos permitiremos pensar “em Zen”, ou seja, alcançar um estado mental de calma profunda para sermos mais receptivos ao nosso interior e também ao nosso entorno.
- As mensagens que a intuição costuma nos enviar são às vezes bastante complexas: sensações, formas, palavras… Temos que saber interpretá-las. Quanto mais liberdade damos à mente, sem preconceitos e barreiras, mais nossa intuição aflorará.
Para concluir, a inteligência intuitiva pode ser treinada a cada dia, sempre e quando nos permitamos ser mais livres de pensamento e também receptivos a nossas emoções. A intuição não é só uma coisa de mulheres; todos os seres humanos dispõem dessas rajadas de luz mental, dessas sensações do coração que nos guiam para uma opção muito mais concreta e, no fim, muito mais acertada. Vale a pena nos deixar guiar por elas, por essa linguagem tão especial…
Nenhum comentário:
Postar um comentário