A flor de Natal, de origem mexicana, que dá cor ao Natal
Diz a lenda da Flor de Natal, que uma menina mexicana muito pobre de nome Petita, ia com o seu irmão Pedro a caminho da capela para a missa de Natal, quando comentou tristemente com o seu irmão que gostaria de oferecer um presente ao menino Jesus, mas não tinha nada para lhe dar.Ao ver a tristeza estampada no rosto da irmã, Pedro disse-lhe que não deveria estar triste, pois o que importa quando oferecemos algo a alguém, é o amor com que oferecemos, não o presente propriamente dito, especialmente para Jesus, o que lhe interessa é a intenção com que o fazemos.
A menina, ainda inconsolada, foi recolhendo no caminho alguns ramos secos que ia encontrando, para oferecer ao menino. Ao chegar próximo da igreja, Petita olha para o ramo de galhos secos e sem vida que tinha nas mãos e chorou, mas mesmo assim, decide oferecê-los com todo o seu amor.
Entra na igreja e quando coloca o ramo junto á imagem do menino Jesus, que se encontrava no presépio, imediatamente as suas flores se encheram de um vermelho vivo e intenso, comovendo todos os que estavam ao seu redor.
Dizem que as lágrimas de Petita deram vida ao ramo e desde então, a flor de natal floresce anualmente nesta época do ano. Mais um milagre natalício, que se diz estar na origem da tradicional Lenda da flor de Natal.
A história da flor de Natal está ligada à história do seu país de origem, o México. Já no século XVI, alguns frades missionários que se encontravam em missão de evangelização no país utilizavam-na como decoração floral no Natal. Ao tratar-se de uma planta que floresce nos meses de dezembro e janeiro, tem vindo a servir de adereço floral nas festas natalícias. Na sua origem eram um símbolo de pureza, conhecido pelos seus benefícios medicinais. Além disso, associava-se a cor vermelha da poinsettia ao vermelho do sangue e do sofrimento dos sacrifícios, especialmente por volta do século XVI na cultura asteca. Atualmente, esta planta é apenas utilizada para fins de decoração com a chegada das celebrações natalícias.
Embora o seu nome científico seja euphorbia pulcherrima, o seu nome é mais conhecido por poinsettia, denominação que recebeu do botânico Joel Roberts Poinsett, que deu início à moda desta espécie como planta de Natal e que a deu a conhecer a todo o mundo. Poinsett foi o primeiro embaixador dos Estados Unidos no México entre os anos 1825 e 1829, e começou a oferecê-la aos seus amigos na sua época de floração, o Natal. Poinsett faleceu a 12 de dezembro de 1851; data que, anos mais tarde, foi reconhecida nos EUA como o Dia da Poinsettia, em homenagem e comemoração do seu máximo embaixador, Poinsett.
Significado oferecer a poinsettia e a boa sorte
Surpreenda quem quiser com este duo de poinsettias, um presente espetacular que se destacará nestas festas, nesse cantinho tão especial da sua casa. Na Interflora somos especialistas dar cor em forma de flor aos grandes momentos da sua vida e à dos seus. O Natal é apenas um deles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário