Os 10 Benefícios da Romã Para Saúde
Os Benefícios da Romã são inumeráveis. Além de ser saudável, a Romã também é deliciosa. As Romãs são um excelente fonte de antioxidante, anti-virais e anti-tumorais. Além das vitaminas, tais como Vitamina A, Vitamina C , Vitamina E e Ácido Fólico. Além disso, A Romã possuir três vezes mais antioxidantes do que o Vinho e o Chá Verde. As Romãs são conhecidas principalmente por cura os problemas relacionados com o coração e por manter uma boa circulação do sangue e outros benefícios incluem problemas de estômago, câncer, problemas dentários, osteoartrite, anemia e diabetes.
Os Benefícios da Romã pode ser apreciado por consumi-las de várias maneiras. Você pode levá-las na forma de um suco ou você pode comer suas sementes. A Romã têm sido tradicionalmente usada para limpar a pele e reduzir a inflamação. O Sumo da Romã, também pode ser útil para o tratamento de dores de garganta.
Os Benefícios da Romã:
Benefícios da Romã Para Estômago: A casca da Romã, e folhas são usadas para doenças do estômago ou diarréia causada por qualquer tipo de problemas digestivos. Beber o chá feito das folhas desta fruta também ajuda alivia os problemas digestivos. O Suco de Romã também é usado para o tratamento de problemas como disenteria e cólera.
Benefícios da Romã Para Coração: A ingestão regular de Suco de Romã pode manter um bom fluxo de sangue no corpo. Devido a esta propriedade, que, posteriormente, diminui o risco de ataques cardíacos e derrames. Os antioxidantes que estão presente na Romã ajuda a manter o colesterol ruim de ganhar qualquer presença significativa e, assim, mantém as artérias limpas de quaisquer coágulos. Os coágulos são diminuídos porque Romã têm a capacidade de tornar o sangue mais fino.
Benefícios da Romã Para o Câncer: A Romã é uma excelente fontes em antioxidantes chamados flavonóides. Estes flavonóides são conhecidos por serem eficazes na neutralização radicais livre que causam câncer. Pessoas que enfrentam alto risco de câncer de próstata e câncer de mama deve começar a beber o Suco de Romã, uma vez que irá ajudá-los a reduzir o risco de desenvolver câncer. O consumo regular de Romã podem reduzir os níveis de PSA no corpo e ajudar na luta contra as células cancerígenas existentes no corpo.
Benefícios da Romã Para os Dentes: Uma das melhores vantagens da Romã é que o seu sumo, juntamente com as suas propriedades anti-bacterianas e anti-virais, ajuda a reduzir os efeitos da placa bacteriana e protege contra várias doenças orais.
Benefícios da Romã Para Osteoartrose: A Romã ajuda a reduzir as doenças de muitas formas, incluindo aterosclerose e osteoartrite. Os danos que são causados devido ao espessamento e endurecimento da parede arterial e nas cartilagens e articulações podem ser curadas pela sua ingestão. Além disso, as Romãs são capazes de impedir a criação de enzimas que são responsáveis pela quebra do tecido conjuntivo no interior do corpo.
Benefícios da Romã Para Anemia: A Romã Ajuda a manter um o fluxo sanguíneo saudável.
Benefícios da Romã Para Diabetes: Para os pacientes diabéticos, o Suco da Romã podem reduzir o risco de várias doenças coronárias. Juntamente com isto, há uma redução no endurecimento das artérias, que podem inibir o desenvolvimento de diversas doenças cardíacas.
Outros Benefícios da Romã: Com o tempo, mais e mais pessoas começaram a perceber a importância da Romã para uma vida saudável.
A Romã também reduz a possibilidade de desenvolver a doença de Alzheimer entre as gerações mais velhas.
A Romã ajuda a controlar problemas de envelhecimento como rugas, proporcionando, assim, as pessoas com a pele jovem e brilhante.
A Romã Ajudam as mulheres a superar os sintomas de depressão durante o seu período, especialmente a depressão pós-menopausa. Estudos realizados mostrou-se que o Suco de Romã também pode ser muito útil na cura de disfunções eréteis.
A romã é considerada uma infrutescência, símbolo da fecundidade e da fertilidade uma vez que possui uma grande quantidade de sementes.Originária da Pérsia ou do Irã ela é considerada uma relíquia sagrada da natureza. Essa fruta é utilizada desde a antiguidade e simboliza o amor, a vida, a união, a paixão, o sagrado, o nascimento, a morte e a imortalidade.Emblema solar que representa, segundo sua cor e forma, a fertilidade (útero materno) e o sangue vital.
Na Roma Antiga, jovens recém-casados usavam coroas de ramos de romãzeira.
Na Ásia, a romã está associada aos órgãos genitais femininos, a vulva, e por isso, é o símbolo de desejo e da sexualidade feminina.
Na Índia, muitas vezes, as mulheres tomavam o suco de romã a fim de assegurar a fertilidade e combater a esterilidade.
Judaísmo
Note que a romã possui 613 sementes, tal qual os 613 mandamentos ou provérbios judaicos chamados de “Mitzvots”, presentes no livro sagrado, a Torá.
Dessa forma, na tradição judaica, no feriado chamado “Rosh Hashanah”, dia em que começa o ano judaico, é comum consumir romãs, símbolo de renovação, fertilidade e prosperidade.
Conheça os Símbolos Judaicos.
Cristianismo
No Cristianismo, a romã simboliza a perfeição divina, o amor cristão e a virgindade de Maria, mãe de Jesus.
Fruto divino, na Bíblia, as romãs surgem em algumas passagens e estavam esculpidas no Templo de Salomão, em Jerusalém. Na tradição católica, a romã é consumida no Dia de Reis, 6 de janeiro.
Maçonaria
Na maçonaria, a romã representa um emblema que simboliza a união dos maçons, encontradas na entrada dos templos maçônicos. As sementes do fruto significam a solidariedade, a humildade e a prosperidade.
Mitologia Grega
Na Mitologia Grega, a romã esteve associada a algumas deusas, como a Deusa Hera, deusa das mulheres, do casamento e do nascimento e Afrodite, deusa da beleza, do amor e da sexualidade. Nesse contexto, a fruta simbolizava o rejuvenescimento.
Além dela, a Romã era relacionada à deusa Perséfone, deusa da agricultura, da natureza, da fertilidade, das estações, das flores, dos frutos e das ervas.
Após ser raptada pelo seu tio Hades, o deus do submundo, ela recusa qualquer alimento enquanto esteve no reino dos mortos. Isso porque a lei dos infernos admitia o jejum e quem sucumbisse à fome não retornaria ao mundo dos imortais.
Entretanto, ao saber de sua libertação, acaba comendo três sementes de romã, associada nesse caso, ao pecado. Esse fato foi essencial para garantir seu retorno ao inferno e ao amante, por três meses a cada ano, os quais simbolizam a estação do inverno.
Note que sua descida ao mundo subterrâneo possui uma conexão com o aspecto transformador do feminino. Sendo assim, a opção de Perséfone simboliza o reconhecimento de que não é mais a mesma donzela guardada até então, ciosamente, por sua mãe.
Etimologia da Palavra
Do inglês, o termo “pomegranate”, deriva do latim, sendo constituído de dois termos: “pomum” que significa maçã e “granatus”, com sementes.
Do hebraico, a palavra “rimon” (romã), significa “sino”. Em Roma, a fruta era chamada de “mala granata” ou “mala romana”, que significavam, respectivamente, “fruto de grãos” ou “fruto romano”. Do espanhol, a palavra “granada” significa romã.
Para a Maçonaria
A relação das Romãs com a Ordem Maçônica está na adoção, pela Ordem, do Templo de Salomão como modelo de seus Templos. Na busca de uma definição simbólica e perfeita para o Templo que cada um de nós tem em si próprio, a Bíblia fornece aos Maçons o Templo de Salomão, símbolo de alcance magnífico.
Todo o templo maçônico, incluindo o soalho, as paredes e o teto, é contemplado no Painel, tendo em sua composição duas colunas, sobre as quais estão plantadas Romãs.
Na maçonaria as romãs são mostradas através de três romãs entreabertas, no topo das colunas J e B. As “romãs da amizade” representam a prosperidade e a solidariedade da família maçônica. Ela é também vista como a unidade que existe entre todos os maçons do universo, da mesma forma que suas sementes, sempre juntas e proporcionando uma acomodação ímpar, acolhendo a todos. Sua simbologia é muito semelhante à Corda de Oitenta e Um Nós.
O grande número de grãos que a romã possui e sua propriedade afrodisíaca, fez com que a mesma fosse considerada, na simbologia popular, como sendo a representante da fecundidade e da riqueza. Este, talvez, seja o significado mais correto para as Romãs colocadas sobre as colunas de Salomão. No entanto, também, são simbolizadas como sendo a força impulsionadora para o trabalho e dispêndio de energia.
Na Maçonaria, os grãos da Romã, mergulhados na sua polpa transparente, simbolizam os maçons unidos com a energia e a força necessárias para realizarem o trabalho. Os grãos da romã simbolizam a união dos maçons em seus vários aspectos: o fisiológico, porque cada grão possui "carne", "sangue" (o suco) e "ossos", (as sementes).
Os grãos crescem unidos de tal forma que perdem o formato natural, que seria redondo; espremidos uns aos outros, são semelhantes a polígonos geométricos, com várias facetas; são lustrosos e belos, lembrando os favos de uma colmeia de abelhas; as abelhas trabalham sem descanso e assim lutam os maçons.
A Romã expressa, na sua coloração, a realidade. A coroa de triângulos ou coroa da virtude, do sacrifício, da ciência, da fraternidade, do amor ao próximo, está colocada numa extremidade da esfera. Simboliza o coroamento da obra da Arte Real. A flor rubra representa a chama do entusiasmo que conduz o aprendiz ao seu destino, iluminando a sua jornada.
As cores da Romã simbolizam: o verde, o reino vegetal; a amarela, o reino mineral; e a vermelha, o reino animal. As membranas brancas, que não constituem cor, mas a mistura de todas as cores como as obtidas quando o raio transpassa o cristal formando o arco-íris, simboliza a paz e o amor fraterno.
Em suma, a romã simboliza a própria Loja.
A romã é um dos símbolos mais autênticos e tradicionais da nossa Ordem. Nos nossos templos em que Colunas simbolicamente unem a terra com o céu, onde, ostentam as frutas da união - como uma dádiva, como favos de mel das abelhas, cheias de pureza e de beleza, sadias e como uma das mais perfeitas criações da natureza.
Cada romã passou a ser a representação de uma Loja e de sua universalidade. Suas sementes, como vimos, representam os Irmãos unidos pelo que é bom, pelo que é sábio, pelo que tem força e beleza, e pelo ideal comum.
A principal lição que devemos levar sobre as romãs está na forma como as sementes mantêm-se unidas "ombro a ombro". Apesar de seus formatos e tamanhos diferentes, as sementes se apoiam em perfeita união. São inúmeras e, como nós, espalham-se pelo planeta.
Cada Maçom deve zelar para que a árvore da Maçonaria venha a produzir frutos não afetados por pragas e doenças, e a união deve reinar em nosso meio em prol do bem comum.
Romã – planta ligada à prosperidade e saúde
Romã, mais conhecida e procurada na época do Ano Novo pela superstição que algumas sementes na carteira ao longo do ano trarão prosperidade, sua história vai muito além desta simpatia.
ROMÃ E SIMBOLISMOS
Originária da Pérsia ou do Irã ela é considerada uma relíquia sagrada da natureza. Essa fruta é utilizada desde a antiguidade e simboliza o amor, a vida, a união, a paixão, o sagrado, o nascimento, a morte e a imortalidade.
A importância da romã é milenar, aparece nos textos bíblicos, está associada às paixões e à fecundidade. Os gregos a consideravam como símbolo do amor e da fecundidade. A árvore da romã foi consagrada à deusa Afrodite, pois se acreditava em seus poderes afro disíacos. Para os judeus, a romã é um símbolo religioso com profundo significado no ritual do ano novo quando sempre acreditam que o ano que chega sempre será melhor do que aquele que vai embora.
A romã é uma das Sheva Minim (sete espécies) de plantas com as quais a Terra de Israel foi abençoada, e portanto exige uma benção especial (berachá achroná), para as Sheva Minim. É também um símbolo de integridade, porque suas 613 sementes correspondem às 613 mitsvot da Torá.
A palavra (em inglês, pomegranate) deriva do latim, pomum (maçã) e granatus (com sementes), devido ao seu formato semelhante à maçã e às centenas de sementes que preenchem o fruto. Em hebraico, a palavra para romã é rimon, que também significa “sino”.
FRUTO RICO PARA SAÚDE
Cientificamente comprovaram inúmeros benefícios no consumo do fruto da romãzeira: longevidade devido sua ação antioxidante, melhora o sistema imunológico e é rica em ácidos protocatequínico, gálico e elágico, com ação anticancerígena. Alguns ainda indicam a romã para problemas estomacais, dores no peito, tosses crônicase controle de diabetes e colesterol.
ROMÃ - COMO CUIDAR
Romã em vaso
Existe uma tendência no paisagismo para utilização de árvores frutíferas em vasos. Felizmente a romã faz parte da lista das belas árvores que podemos cultivar em vasos.
Esta planta atinge de 2 a 5 m e suas flores e frutos, em constraste com suas folhas dão um colorido especial para o jardim ou varanda. A romãzeira se adapta desde os climas tropicais e subtropicais aos temperados e mediterrânicos.
Luz: Sol pleno, ao menos algumas horas por dia. Necessita de muita luz
Rega: Regular, ajustando de acordo com as mudanças de temperatura. Esta planta em particular não tolera solo encharcado. Na dúvida indicamos fazer o teste da varinha. Veja aqui como fazer.
Solo: Bem drenado. Leia amanhã o post sobre cuidados com frutíferas em vasos.
Conhece alguém que gostaria de saber sobre esta planta? Salve a imagem e envie o resumo sobre a romã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário